top of page

Provocada pela proximidade do centenário da UFRJ e o lamentável incêndio do Museu Nacional, fruto de um longo processo de sucateamento e desprezo pela ciência e cultura nacionais, a comunidade acadêmica é chamada a repensar o que é fazer ciência em nosso país e quais são os desafios vindouros. Neste sentido, a comunidade discente e docente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ) convida todos aqueles que entendem a relevância do tema para refletir sobre o museu como espacialidade, lugar (ou não lugar) de memória(s) e historicidade(s).

As linhas teóricas do evento seguem os seguintes conceitos: Memória; Patrimônio Material, e a própria História. Essas escolhas se justificam por muitas vezes utilizamos essas categorias, mas sem problematizá-las ou aplica-las sem que correspondam à realidade brasileira. Isso faz com que o nosso saber, parafraseando Paul Veyne, seja interessante apenas a nós mesmos (acadêmicos), desconsiderando uma parcela maior da sociedade. O XIII Simpósio de História Comparada, a ser realizado entre os dias 13 e 16 de maio de 2019, tem por objetivo pensar e discutir essas questões no âmbito do campo da História Comparada.

O Simpósio de História Comparada, organizado periodicamente pelos discentes do PPGHC, consiste em um espaço destinado, principalmente, à apresentação de trabalhos alinhados ao método comparativo. Aberto, pela primeira vez, à participação da comunidade externa ao PPGHC, convidamos todos os pós-graduandos a apresentarem suas pesquisas na 13ª edição do evento. No ano de 2019, o Simpósio contará, para além das sessões de comunicação, com a oferta de minicursos, conferências e mesas-redondas desenvolvidos nos termos da temática central “O Museu Vive?”. Todas as atividades são gratuitas, inclusive a inscrição de trabalhos.

 

Baixar Programação Completa

 

programacao completa.jpg
bottom of page